Blog
Colégio dos Jesuítas reúne corpo acadêmico em reflexão sobre inovação pedagógica
Docentes receberam obra “Aprender por refração”, que apresenta aplicação do Paradigma Pedagógico Inaciano
Inovar é palavra conhecida, termo corrente e conceito complexo e profundo. A inovação na pedagogia foi o assunto da Reflexão Pedagógica que reuniu todo o corpo docente do Colégio dos Jesuítas nesta terça-feira (21). Sinalizando o momento como uma virada de chave na reflexão acerca da inovação pedagógica, o Diretor Acadêmico do Jesuítas, Prof. Welerson Mazzo Spada, ressaltou a importância e amplitude do conceito de inovação na prática profissional do professor.
“Não se trata de inovação pela inovação, mas de um resgate da tradição, que historicamente nos possibilitou a inovação, no contexto de uma pedagogia que é extremamente adaptável e flexível. Na verdade, retomamos os caminhos de nossa pedagogia com base nos exercícios espirituais, dando protagonismo ao estudante e provocando para outras reflexões”, pontuou Welerson.
Na reunião, o Colégio distribuiu para todos os professores o livro “Aprender por refração”, escrita pelo jesuíta filipino Pe. Johnny Go e por Rita J. Atienza, coordenadora da Formação de Professores e Desenvolvimento Profissional do Salt Institute no Ateneo de Manila.
A obra, que será trabalhada por eles ao longo do ano nos encontros de Reflexão Pedagógica, oferece um roteiro para que qualquer educador, não só aquele de colégios jesuítas, provoque em seus estudantes uma experiência de aprendizagem profunda. O texto apresenta o desenvolvimento e uma aplicação do Paradigma Pedagógico Inaciano (PPI), a partir de experiências e reflexões de professores que o utilizam em suas aulas.