Blog

Cultura do cuidado é tema de encontros de Pe. Roberto Barros, SJ, com educadores do Jesuítas

Historiador jesuíta visita o Colégio para contribuir com reflexões sobre a importância do cuidado na convivência humana

Pe. Roberto Barros Dias, SJ (camisa listrada à direita), acompanhado pela Equipe Diretiva e pela Comissão do Cuidado do Jesuítas

O cuidado está na base da Companhia de Jesus e é fundamento da evolução humana. Recuperando o passado, abordando o presente e prospectando o futuro, o historiador jesuíta Pe. Roberto Barros Dias, SJ, visitou o Colégio dos Jesuítas para tratar da cultura do cuidado. Responsável pelo Arquivo da Província Jesuítas do Brasil, ele se reuniu com o Diretor Geral, Professor Edelves Rosa Luna, o Diretor Acadêmico, Welerson Mazzo Spada, e o Diretor Administrativo, Mauro Fortunato, além disso, encontrou-se com a Comissão do Cuidado do Colégio, as lideranças acadêmicas e administrativas e todos os educadores reunidos na Reflexão Pedagógica.

 

Pe. Roberto oferece o livro “Leonel Franca” à Equipe Diretiva do Colégio

Resgatando os primórdios da vida na Terra, Pe. Roberto traçou uma cronologia na qual exalta o cuidado como a questão garantidora da existência. É a capacidade de cuidar de si, do outro e da Casa Comum, inclusive, que permitirá a vida nos próximos anos, décadas e séculos. Segundo ele, com esse intuito, a Companhia de Jesus foi pensada por Santo Inácio de Loyola, erguida e mantida. Cuidar, explica Pe. Roberto, sempre foi uma questão central para os jesuítas. E permanece sendo, basta observar os gestos do Papa Francisco, um jesuíta, em seu pontificado, com a elaboração de importantes documentos que dão centralidade e relevância ao cuidado.

 

Encantado com o diálogo entre arquitetura e proposta pedagógica no Espaço Imaculada, Pe. Roberto chamou atenção para os vidros como representação da transparência com o gesto de cuidar. Dos corredores é possível ver os estudantes em sala de aula. Ainda, as janelas arredondadas do terraço se situam justamente na altura da copa das árvores promovendo uma integração com a natureza em toda a sua plenitude. Presidente da Fundação Padre Leonel Franca, Pe. Roberto aproveitou a visita ao Imaculada para ofertar à Equipe Diretiva o livro “Leonel Franca: entre Anchietas e Vieiras”, obra que celebra as quatro décadas da instituição que cuida dos contratos da PUC-Rio, universidade que teve o jesuíta Pe. Leonel Franca como seu primeiro reitor. “O cuidado é uma essência de todo ser humano”, defende Pe. Roberto.