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Educadores do Jesuítas se reúnem para refletir sobre Projeto Educativo Comum da RJE
Reflexão Pedagógica, que integrou todos os colaboradores, teve como tema o documento norteador da Rede Jesuíta de Educação
No Colégio dos Jesuítas, o que significa a sigla PEC? Projeto Educativo Comum, nome dado ao documento norteador e inspirador das práticas pedagógicas nas instituições de educação básica da Rede Jesuíta de Educação (RJE). O PEC tem como foco a aprendizagem integral e a excelência humana e acadêmica dos estudantes, por isso sua importância cotidiana para toda a comunidade educativa. Lançado em 2016 e atualizado em 2021, o material foi o tema da Reunião Geral do Colégio na última terça-feira (25/04), integrando todos os educadores, acadêmicos e administrativos.
Acolhidos pelo Diretor Geral do Colégio, Professor Edelves Rosa Luna, todos deram as boas-vindas aos novos colaboradores do Jesuítas e, depois, dividiram-se em grupos para refletir sobre o PEC e sua aplicação no dia a dia. Diferentes grupos perpassaram todos os temas do documento, trabalhando tópicos distintos. Num formato dinâmico, cada grupo utilizou um tablet para conduzir as atividades, respondendo provocações específicas sobre os assuntos tratados. Participativo, o encontro promoveu a integração e o entendimento do papel de cada um no desenvolvimento desse Projeto Educativo Comum.
“A importância do envolvimento de toda a comunidade do Colégio é a unificação de expectativas e procedimentos em torno de projetos comuns que dizem respeito não somente ao Jesuítas em Juiz de Fora, mas a toda a Rede Jesuíta de Educação”, ressaltou o Professor Edelves Rosa Luna. Além disso, acrescentou: “À medida que cada colaborador da unidade compreende o documento, ele se insere num contexto mais amplo de educação da RJE. Portanto, é fundamental a participação, a compreensão e a execução daquilo que nos demanda o PEC”.
Coordenador da Formação Cristã, Marcelo Sabino conduziu a reunião e articulou os grupos, segundo ele, o encontro integra a rota de implementação do documento e busca manter presente na comunidade educativa a memória das diretrizes pedagógicas do documento. “A proposta do encontro, de desenvolver a dinâmica de pequenos grupos para aprofundar a discussão, permite, ainda, a partilha dos avanços conquistados ao longo desse processo”, observa.