Blog

Encontro virtual marca encerramento do primeiro ciclo do Sistema de Qualidade na Gestão Escolar

 

O Colégio dos Jesuítas encerrou o primeiro ciclo do Sistema de Qualidade na Gestão Escolar (SQGE), um programa proposto pela Federação Latinoamericana de Colégios da Companhia de Jesus (FLACSI). O objetivo, ao aplicar o projeto, é acompanhar os estudantes e toda a comunidade acadêmica, além de aprimorar os processos educativos.

 

Um encontro virtual marcou o encerramento deste primeiro momento, nesta terça-feira (3). Na abertura dos trabalhos, o Diretor Geral do Colégio dos Jesuítas, Professor Edelves Rosa Luna, destacou a característica do Sistema de registrar e mensurar a qualidade do processo educativo. Além disso, saudou a presença da Diretora do SQGE, Mora Podestá, como demonstração do elo entre as unidades jesuítas de educação básica presentes no continente americano.

 

“A presença da Mora Podestá é um exemplo dessa ligação que nós do Colégio dos Jesuítas, na cidade de Juiz de Fora, temos não só com os outros Colégios do Brasil, mas com os Colégios da América Latina. E que nós todos, vivenciando as nossas realidades locais, estamos também vinculados a algo maior, não permitindo que haja subjetividade na questão da qualidade”, afirmou.

 

O Sistema de Qualidade foi implantado no Colégio dos Jesuítas em 2016. Desde então, como resultado da autoavaliação, melhorias foram implementadas. Um exemplo é a reestruturação das coordenações, que passaram do modelo de coordenação de série para a gestão em Unidades.

 

 

Os colaboradores do Colégio foram convidados, na reunião, a preencherem um formulário on-line no qual respondiam sobre os atributos de qualidade atuais ou desejados do Colégio dos Jesuítas, assim como a qualidade e o horizonte pretendidos.

 

Ao final do encontro, o Diretor Acadêmico, Padre José Robson Silva Sousa, SJ, ressaltou que o acompanhamento do outro, é uma expressão de fé.

 

“Nós devemos, enquanto atributo cristão, continuarmos a ser para o nosso estudante essa mão que dá suporte na caminhada, naquilo que ele tem dificuldade ou medo. Acompanhar é ter fé que nós podemos continuar construindo caminhos, acompanhar é abrir-se para o outro”.

 

Também participaram do encontro virtual, os facilitadores externos da Federação Latinoamericana de Colégios da Companhia de Jesus (FLACSI), os professores Luís Eduardo Soares Andrade, do Colégio Loyola (Belo Horizonte), e Marcelo Pastre, do Colégio Medianeira (Curitiba).