NUJe – Simulação da ONU
Um dos compromissos da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) é formar cidadãos globais, que pensam soluções inovadoras e criativas para o mundo. Nesse contexto, desde 2014, estudantes do Ensino Médio do Colégio dos Jesuítas, acompanhados por educadores da instituição, são convidados a idealizar, organizar e executar as edições anuais da Simulação da Organização das Nações Unidas (ONU).
Realizadas na perspectiva da ONU Intercolegial da RJE, as experiências de Simulação da ONU nos colégios da Rede têm o intuito de fomentar a aprendizagem dos estudantes sobre assuntos que envolvam o cenário internacional, proporcionando o prazer pelo saber e estimulando o senso crítico, a percepção e a lógica, sensibilizando-os para o compromisso com a escuta e o diálogo respeitoso.
“A partir de debates e vivências sobre temas geopolíticos, de economia, de política, de cultura, de justiça socioambiental e de direitos humanos, os estudantes são interpelados ao desenvolvimento da sistematização conceitual, da liderança inaciana, da oratória, da empatia, do respeito à diversidade cultural, social e política bem como ao posicionamento crítico e responsável diante das discussões e da convivência humana”, explica o professor Paulo Henrique Cavalcanti, coordenador do Núcleo de Formação Integral (NUFI) e responsável pelo acompanhamento dos estudantes na Simulação em nosso Colégio.
Além de estimular o protagonismo juvenil e contribuir para a formação integral dos estudantes, a Simulação (chamada, em nosso Colégio, de “Nações Unidas do Jesuítas – NUJe”) também aguça a criatividade dos jovens, ao colocá-los em contato com diversas culturas. No projeto, estudantes atuam como Delegados e representam diferentes países nos debates. Os jovens pesquisam e estudam previamente – em um processo iniciado meses antes do exercício de Simulação – sobre a cultura, a política e a economia dos respectivos países bem como sobre os temas propostos para os integrantes da Assembleia Geral (AG), do Conselho de Direitos Humanos (CDH) e do Conselho de Segurança (CS).
A preparação dos participantes para as demais atividades do projeto também é intensa, acontecendo desde o primeiro semestre letivo e proporcionando o “desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao exercício da autonomia” (PEC RJE, n. 42). O projeto de Simulação da ONU está estruturado em duas esferas de participação. Além dos Delegados, os estudantes organizam-se em um “Núcleo” composto pela Mesa Diretora, pelos Comitês de Imprensa e de Cultura e pelo Staff:
- Mesa Diretora – considerado o pilar da área acadêmica no projeto, os participantes da Mesa têm a função de organizar e mediar os debates (antes, durante e após a Simulação), além de decidirem os temas que serão abordados a cada ano, de elaborarem os Guias de Estudos e de apoiarem os Delegados durante o projeto. O grupo é composto por nove membros, divididos nos três espaços de debates (AG, CS e CDH);
- Comitê de Imprensa – realiza a cobertura jornalística, colhendo, registrando e transmitindo informações. É fundamental durante a etapa primária da Simulação, quando os estudantes são convidados a participarem do projeto bem como na divulgação dos preparativos, mantendo os jovens informados sobre os acontecimentos, as datas e os prazos a serem cumpridos;
- Comitê de Cultura – os estudantes preparam-se para apresentar as temáticas da Simulação, de modo artístico-crítico, aos demais participantes e espectadores. Sua missão é sensibilizar os Delegados à reflexão crítica por meio do teatro, da música, da dança e da poesia, mobilizando os jovens para os debates;
- Staff – responsável por toda a movimentação, organização física e execução do projeto, o grupo possibilita que a infraestrutura e os locais das atividades estejam prontos para receberem os participantes, garantindo que a Simulação aconteça harmoniosamente e que o momento seja um espaço para a partilha de conhecimentos e aprendizagens.