Blog

Grupo de liderança se reúne para elaborar estratégias durante a implementação do PEC 2021-2025

 

Desde fevereiro de 2022, os colaboradores, docentes e não docentes, do Colégio dos Jesuítas estão participando de encontros para a implementação da versão 2021-2025 do Projeto Educativo Comum (PEC). Para a realização desses encontros, duas frentes foram criadas para organizar, planejar e definir estratégias de aplicação do projeto.

 

A primeira frente é do grupo de liderança composto por cinco colaboradores: o Coordenador da Formação Cristã, Marcelo Sabino; a Agente de Formação Cristã, Raphaela Souza dos Santos; a Coordenadora da Unidade I, Amanda dos Reis Santos; o Coordenador da Unidade II, Rafael Bellei; e a Coordenadora da Unidade III, Josiane de Souza Paiva. Já a segunda é um subgrupo de lideranças intermediárias, o qual é formado por colaboradores de diversos setores do Colégio.

 

A Coordenadora da Unidade I, Amanda dos Reis Santos, explica que, para a realização dos encontros com todos os colaboradores, o grupo de liderança se reúne mensalmente e faz todo um planejamento. Todo mês nos reunimos e consultamos no PEC qual a próxima dimensão que vamos trabalhar. Além disso, planejamos a dinâmica do encontro, as perguntas e como vai ser. Nós tentamos sempre fazer um trabalho mais colaborativo: dividindo os participantes em grupos para que eles possam discutir entre si e orientando antes qual será o tema abordado no dia”.

 

Amanda ainda ressalta que todo o processo é pensado com o objetivo de fazer com que o PEC seja mais acessível a todos e que gere resultados na prática. “É uma didática que busca fazer com que se compreenda não só teoricamente, mas também que aquilo que está sendo discutido ali seja visto na rotina e na prática, no modo de proceder do colaborador na unidade educativa”.

 

E para alinhar ainda mais a aplicação do projeto, o grupo de liderança se reúne também com as lideranças intermediárias. “Fazemos uma pré-discussão do tema para que, quando as lideranças intermediárias estiverem no encontro geral, elas sejam as multiplicadoras e norteadoras para os demais”, explica a coordenadora da Unidade I.

 

Para Mariana Consulmagno Fávero, Orientadora de Aprendizagem e integrante do grupo de lideranças intermediárias, os encontros (geral e do subgrupo) são momentos enriquecedores e que já estão gerando resultados. “Nós discutimos, conversamos, analisamos e alinhamos os pontos para que possamos, de certa forma, ajudar todos a experenciarem mais a Pedagogia Inaciana e aplicarem no dia a dia.  Assim, vivenciamos esse ‘amar e servir da Rede Jesuíta’, que o PEC deixa muito claro para nós, tanto na questão da dimensão curricular quanto da questão organizacional do Colégio”.

 

Por fim, a Coordenadora da Unidade I reflete sobre a nova etapa de aplicação do PEC após ser atualizado durante a pandemia. “Retomar o PEC faz a gente se sentir parte da Companhia de Jesus, de uma missão muito maior que, às vezes, não conseguimos ver na unidade que trabalhamos. Ao mesmo tempo, todo esse processo reflexivo nos ajuda muito a não perder o foco, que é a aprendizagem do estudante e também a nossa, dos colaboradores. Para que os estudantes também tenham um desenvolvimento integral, nós, educadores, precisamos cuidar do nosso desenvolvimento, dos nossos aprendizados. Então, tem sido um momento muito rico de troca, de experiência, de reflexão e até mesmo de mudança de prática, como tenho visto por meio da partilha dos colegas que participam dos grupos”, finaliza.