SQGE
Plano de Melhoria
Proposto pela FLACSI, o Sistema de Qualidade na Gestão Escolar (SQGE) chegou ao Brasil em 2014, com a participação de colégios da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE). No Colégio dos Jesuítas, o Sistema foi implementado em 2016, envolvendo a instituição em um ciclo contínuo de autoavaliação e de aprimoramentos orientados em quatro dimensões fundamentais: clima escolar; pedagógico curricular; organização, estrutura e recursos; família e comunidade.
Etapas do SQGE
No SQGE, o conceito de Qualidade está associado à capacidade de gerar resultados objetivos (quantitativos e qualitativos) a partir da missão e da visão do centro de aprendizagem. O Sistema se desenvolve em um ciclo de até cinco etapas, e o foco na aprendizagem integral se reflete em todas as fases de implementação do SQGE.
Na etapa de autoavaliação, são formadas equipes para coletar evidências da qualidade dos processos desenvolvidos na escola e indicar os aspectos a serem melhorados. Cerca de 80 indicadores permitem avaliar o sucesso de cada um dos âmbitos e ajudam em uma análise objetiva das aprendizagens que toda escola da Companhia de Jesus espera promover em seus estudantes.
Identificados os aspectos de necessária melhoria nos âmbitos avaliados, as equipes de trabalho, com a participação dos diferentes segmentos da comunidade escolar, estabelecem metas a serem alcançadas, elaboram planos de ações estratégicas para o alcance dessas metas e, durante 24 meses, a escola se mobiliza inteiramente na realização das ações e na implementação dos resultados esperados.
Após o desenvolvimento da etapa de melhoria, a escola se submete a uma avaliação do processo desenvolvido e dos resultados alcançados, identificando-se aspectos e âmbitos que ainda necessitem de investimento e melhoria, atestando-se, junto à Federação, as condições da escola para sua certificação de qualidade.
Onde Estamos
O Colégio dos Jesuítas, como parte dos processos estabelecidos dentro da Rede Jesuíta de Educação Básica no Brasil (RJE), apresentou, em agosto de 2021à comunidade, os resultados das melhorias definidas no 1º ciclo e as perspectivas de trabalho para a 2ª autoavaliação, planejada para o 1º semestre de 2022.
Durante o processo de reflexão, que conduz a autoavaliação institucional, um dos resultados mais valiosos é poder determinar opções de melhora. Olhar a instituição como um todo, em seu conjunto, entender a fundo seu funcionamento e buscar um ponto de vista sistêmico. Este é um processo altamente exigente, que oportuniza a reflexão aprofundada sobre a realidade institucional e que ademais enriquece notavelmente os sujeitos da autoavaliação.
Gerar uma cultura de qualidade, de melhora permanente e em espiral, nos leva a melhoria das práticas pedagógicas. Para isso foram definidos, após o informe com os resultados da 2ª autoavaliação, a equipe diretiva definiu os projetos e as ações de melhoria para os próximos anos.